guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



CINEMA E MODERNISMO NO BRASIL

24 de Novembro de 2021 | 15h às 17h
Com Yasmin Bidim
Aula 2

Quartas-feiras, 17 e 24 de novembro e 1 de dezembro, das 15h às 17h

A proposta do curso é pensar as diversas formas pelas quais o modernismo e cinema estabeleceram relações. Como o cinema, uma arte essencialmente moderna e que na década de 20 ainda era uma novidade, se relacionou com esse movimento tão emblemático? Como era o cinema no Brasil na época do modernismo? Como o modernismo assimilou e dialogou com o cinema? Que tipo de impacto teve o modernismo no cinema brasileiro das décadas seguintes? Essas são algumas perguntas que orientam o curso. Num segundo momento pretende-se observar como o modernismo e a Semana de Arte Moderna de 1922 seguiram ecoando na produção cinematográfica brasileira décadas depois, como por exemplo no período tropicalista dos anos 60 e 70.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui


A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

Grátis

 

Yasmin Bidim é pesquisadora, poeta, videoartista e produtora cultural. Faz doutorado em Estudos de Literatura na UFSCar, com pesquisa na área de literatura, cinema e novas tecnologias. Tem trabalhos publicados na RevistaRia, Jornal Relevo, Revista Crua, Totem & Pagu, dentre outros. Publicou Livro dos Interiores (Penalux, 2021), seu primeiro livro de poemas. É curadora e produtora do Cineclube Assista Mulheres e professora do curso de especialização em Educação e Tecnologias da UFSCar.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR