guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Lançamento de livro



HAMLET, DE WILLIAM SHAKESPEARE, TRADUÇÃO DE RODRIGO BRAVO

29 de Outubro de 2021 | 19h às 21h
Com Rodrigo Bravo e Maria Vitória Siviero

Debate com o tradutor sobre o processo de tradução e edição da obra, além de leitura dramática de trechos da tradução (com participação da atriz Maria Vitória Siviero, da Cia. Vento Áureo de Teatro).

Sinopse da obra: Na Dinamarca medieval, o príncipe Hamlet se vê forçado a abandonar seus estudos e retornar a seu país após a morte de seu pai, o rei. Ao chegar, no entanto, descobre que sua mãe se casara com seu tio, que agora ocupa seu lugar de direito no trono. Guiado pelo fantasma de seu pai, o príncipe tenta executar sua vingança enquanto precisa lidar com as intrigas da corte e os seus próprios conflitos psicológicos.

A transmissão ao vivo será feita na página da Casa Guilherme de Almeida do Youtube. Clique aqui!.

 


Rodrigo Bravo
 é Bacharel em Letras Clássicas e Mestre em Linguística pela USP, onde realiza pesquisa de Doutorado em Estudos da Tradução. Professor de escrita criativa do curso de pós-graduação em Música Popular – Rock da Faculdade Santa Marcelina. Autor de livros, ensaios e artigos sobre tradução e crítica literária, tendo traduzido a obra completa do poeta grego Rufino em Um Livro para Rufino (Córrego, 2018) e as tragédias Hamlet e Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Cocriador e editor da revista online bilíngue Saccades, periódico voltado à tradução de poesias brasileiras e americanas contemporâneas. Dedica-se atualmente a traduzir e a adaptar as obras de Homero e de William Shakespeare para o teatro contemporâneo. Membro fundador da Cia. Vento Áureo de Teatro, pela qual dirigiu os espetáculos Hino a Dioniso (2019), Hinos Homéricos: a tradução do pensamento mítico (2019) e Louvor às Deusas (2020). Cocriador e coordenador do selo literário Pythia, da Mocho Edições, dedicado à tradução e à publicação de obras literárias.

Maria Vitória Siviero é atriz e professora. Graduada em Teatro (2013), mestra e doutoranda em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora de linguagem performática nas artes cênicas e na música, desenvolve pesquisas junto ao Departamento de Linguística da FFLCH-USP e é membro do grupo de estudos em poéticas experimentais (GEPOEX) associado ao DL-USP. Trabalhou como atriz em projetos cinematográficos e espetáculos teatrais, dentre os quais "Chão e Silêncio" (2012), dir. Rudinei Borges; "Marat/Sade" (2013), dir. Simoni Boer; e "Hinos Homéricos" (2019), dir. Rodrigo Bravo. Professora da pós-graduação em Música Popular - Rock, da Faculdade Santa Marcelina. É autora de artigos científicos e capítulos de livro sobre atuação e performance. Co-fundadora da Cia. de Teatro Vento Áureo, junto da qual promove difusão científica e cultural.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR