guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



CONTOS DE MACHADO DE ASSIS: ENTRE O JORNAL E O LIVRO

28 de Outubro de 2021 | 19h às 21h
Com Jaison Luís Crestani
Aula 3

Quintas-feiras, dias 14, 21 e 28 de outubro, e 4 de novembro, das 19h às 21h

O estudo da atuação de Machado de Assis como homem de imprensa permite desvelar os condicionamentos que se instituem entre a criação literária e o mercado dos bens culturais. Partindo dessa perspectiva, este curso pretende investigar o percurso criativo do escritor em sua interação dinâmica com os principais periódicos que acolheram suas produções literárias. Para tanto, selecionou-se especialmente a forma do conto, cujas manifestações permitem acompanhar o conjunto de experimentações ficcionais ensaiadas pelo autor e as diversas nuances que sua composição assume em função do ajustamento às especificidades materiais e demandas disponíveis em cada contexto de publicação (livro, revista e jornal).

Para realizar sua inscrição, clique aqui

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

Grátis

 


Jaison Luís Crestani 
possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e pós-doutorado em Jornalismo e Editoração, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (2015). Atuou como Editor-chefe da Miscelânea: Revista de Pós-Graduação em Letras, da UNESP/Assis (2008-2011) e como Editor da TriceVersa – Revista de Estudos Ítalo-luso-brasileiros (2007-2011). Atuou como professor temporário do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e como professor da Faculdade de Presidente Epitácio (FAPE) – Instituto Educacional do Estado de São Paulo (IESP). Atualmente é coordenador do curso de Letras do Instituto Federal do Paraná (IFPR – Campus Palmas).

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR