guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



POETAS-TRADUTORES E A POESIA TRADUZIDA NO BRASIL

06 de Outubro de 2021 | 19h às 21h
Com Marlova Aseff
Aula 1

Quartas-feiras, 6, 13, 20, 27 de outubro, das 19h às 21h

O curso tem como objetivo resgatar o papel dos poetas brasileiros na seleção e na tradução da poesia estrangeira em circulação no país e de apreciar quais os possíveis impactos dessas escolhas na literatura nacional. Com o pano de fundo de épocas passadas, o período a ser propriamente abordado é o século XX, sobretudo a partir da década de 1960. Serão apresentados os poetas-tradutores que atuaram em diferentes períodos da nossa história literária e as suas respectivas obras tradutórias, além de outros aspectos, como as editoras e os locais de edição da poesia traduzida em cada decênio estudado, as tendências da tradução e da edição de poesia no Brasil, as línguas e as literaturas mais traduzidas a partir dos anos 1960, além de outros dados que ajudam a entender este importante subsistema da literatura e da cultura que é a poesia traduzida.

Para realizar sua inscrição, clique aqui

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

Esta atividade conta como crédito para o Programa Formativo para Tradutores Literários e para o Programa de Aprimoramento em Tradução Literária. 

Grátis

 

Marlova Aseff é professora do curso de Tradução da Universidade de Brasília (UnB). Tem doutorado em Literatura e em Estudos da Tradução, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio na Universitat de Barcelona. Mantém desde 2016 o site Poesia Traduzida no Brasil (www.poesiatraduzida.com.br), que abriga um catálogo com cerca de 800 entradas bibliográficas detalhadas da poesia traduzida no país, além de perfis de mais de 120 tradutores. No par espanhol-português, traduz livros de ficção e não-ficção, entre os quais autores como Manuel Vázquez Montalbán e Fernando Savater.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR