guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Oficina



A SUÍÇA ITALIANA DE GIORGIO ORELLI: OFICINA DE TRADUÇÃO POÉTICA

24 de Setembro de 2021 | 19h às 21h
Por Valentina Cantori
Aula 3

Sextas-feiras, 3, 17, 24 de setembro e 1º de outubro, das 19h às 21h

O Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida, com apoio da Fundação Suíça para a cultura Pro Helvetia América do Sul, realiza em setembro um ciclo de oficinas de tradução de autores suíços de expressão alemã, francesa e italiana.

A proposta desta oficina é apresentar a poesia de Giorgio Orelli (Airolo, 1921 – Bellinzona, 2013), autor suíço de língua italiana, e traduzir uma parte de sua obra poética. Poeta e prosador, Orelli também se dedicou à crítica, ao ensino e à tradução. Ainda em vida foi reconhecido como um autor relevante de seu país, por combinar em seus escritos a tradição poética italiana, o cosmopolitismo linguístico e a geografia de sua localidade de origem. Outros aspectos a serem abordados na oficina são a elaboração literária da paisagem suíça, o trânsito entre poesia e prosa e a relação do autor com a poesia de expressão italiana.

Vagas limitadas. Para realizar sua inscrição, clique aqui

As aulas serão transmitidas online, através da plataforma Zoom.

Esta atividade conta como crédito para o Programa Formativo para Tradutores Literários e para o Programa de Aprimoramento em Tradução Literária. 

Grátis

 

 

Valentina Cantori é formada em Literatura Italiana e Linguística pela Universidade de Roma La Sapienza, possui doutorado em Filologia e Linguística Românica pela Universidade Hebraica de Jerusalém e pela Universidade de Macerata. Atualmente está desenvolvendo um projeto de pós-doutorado no Departamento de Letras Orientais da USP, pesquisando poesia judaica da Itália. Colabora também com o grupo de pesquisa A tradição literária italiana, associado ao Departamento de Letras Modernas.

 

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR