guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Programa Formativo para tradutores literários



OFICINA DE TRADUÇÃO DE PROSA (INGLÊS – PORTUGUÊS)

28 de Agosto de 2021 | 10h às 13h
Por Alzira Allegro
Aula 7

Sábados, de 17 de abril a 27 de novembro, das 10h às 13h (em frequência quinzenal)

A oficina propõe a tradução de contos breves de autores ingleses e americanos, abordando temáticas e épocas diversas. Todos os textos estão em domínio público e contemplam tanto autores consagrados quanto autores pouco conhecidos. O objetivo é dar aos participantes a oportunidade de praticar a atividade tradutória em seus vários aspectos relativamente a questões estilísticas, retóricas, lexicais, sintáticas, entre outras. As traduções, realizadas individualmente ou em pequenos grupos, serão discutidas nos encontros coletivos, sempre em busca das melhores soluções para a construção de um texto final bem traduzido, passível de publicação no site do museu. Pretende-se, dentro das possibilidades, contemplar autores consagrados (Thomas Hardy, Sherwood Anderson, Kate Chopin, Katherine Mansfield) e autores pouco conhecidos (Damon Runyon, Douglas Jerrold, Alexander Woollcott.

As aulas serão realizadas online, através da plataforma Zoom.

 


Alzira Allegro
é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Foi professora na extinta Faculdade Ibero-Americana; atualmente é professora de Tradução e de Literaturas de Língua Inglesa na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); professora da oficina de tradução de prosa do Programa Formativo para Tradutores Literários da Casa Guilherme de Almeida desde 2013. É também tradutora juramentada e tradutora literária. Traduziu várias obras literárias e de ciências humanas para o português e, em coautoria, publicou Whatchamacallit?, Happy Couples, The Word is the Thing e Glossário de Termos Acadêmicos e de Educação. Publicou vários artigos e ensaios de crítica e tradução literária, especialmente sobre o gênero conto.

 

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR