guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



PRINCÍPIOS DE TEORIA LITERÁRIA PARA TRADUTORES

30 de Agosto de 2021 | 19h às 21h
Com Eliane Fittipaldi
Aula 9

Segundas-feiras, 12 de abril; 3, 17 e 31 de maio; 14, 21 e 28 de junho; 16 e 30 de agosto; 13 e 27 de setembro; 4 e 18 de outubro; 8 e 22 de novembro; 6 de dezembro, das 19h às 21h

Este curso tem por objetivo fornecer ferramentas para a leitura, a análise e a interpretação de textos literários com vistas a despertar a capacidade crítica dos participantes e prepará-los para o papel de tradutores literários. Trata-se de verificar como a literatura configura “o real possível” por meio da imaginação e da linguagem literária, pensá-la em sua relação com as outras artes e também de estudar as relações que mantém com outras áreas afins como a filosofia, a sociologia e a psicanálise. Para isso, serão tratadas questões como o poético, a representação e a crítica da representação, os gêneros e subgêneros literários, a poesia e a prosa, a intertextualidade, entre outros.

Para realizar sua inscrição, clique aqui

As aulas serão transmitidas online, através da plataforma Zoom.

Será emitido certificado ao participante que tiver 75% de frequência no curso inteiro.

Esta atividade conta como crédito para o Programa Formativo para Tradutores Literários e para o Programa de Aprimoramento em Tradução Literária. 

Grátis



Eliane Fittipaldi é mestre e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Tradução e pós-doutorado em Literatura e Demais Artes também pela USP.Foi professora de Teoria da Literatura, Língua Francesa, Literatura Norte-Americana e Crítica Literária na PUC-SP e Comunicação Empresarial na FGV-SP. Também lecionou Literatura Portuguesa na USP. Hoje, dedica-se a cursos ad hoc, principalmente na Casa Guilherme de Almeida, a palestras e pesquisas, principalmente na USP (sempre sua casa) e a publicações de ensaios críticos e traduções, principalmente literárias – atividade que vem exercendo com paixão desde 1979 e em feliz parceria com Kátia Orberg desde 1990. Autora do livro Trajetórias do Feminino em Narrativas de Clarice Lispector, Simone de Beauvoir & Agnès Varda pela Editora Hucitec (no prelo).

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR